segunda-feira, 13 de agosto de 2012

The Cure – Disintegration (Deluxe Edition) [2010]



Por Micael Machado

Considerado por críticos e fãs do grupo um dos melhores discos da década de 1980, o álbum Disintegration, originalmente editado em 1989, teve o lançamento de sua edição Deluxe realizado no ano de 2010. Particularmente, eu o coloco no Top 10 de todos os tempos.

Comemorando portanto os 21 anos deste grande disco, essa versão citada acima segue os moldes das Deluxe Editions dos sete álbuns anteriores da banda, com um CD remasterizado do álbum original e um segundo CD com demos, faixas inéditas e mixagens alternativas do período de gravações. 

Além disso, traz um terceiro CD chamado Entreat Plus, que recupera as oito faixas do álbum ao vivo Entreat, lançado somente na Europa em 1990, em versões remixadas, além de quatro faixas extras, totalizando o álbum de estúdio na íntegra tocado ao vivo, na mesma sequência do disco original.

Entreat, álbum ao vivo lançado somente na Europa, resgatado nessa versão DELUXE

O primeiro CD traz o disco original remasterizado. Este se tornou, à época, o álbum mais bem sucedido comercialmente do The Cure, atingindo o número 3 nas paradas inglesas e o segundo lugar da Billboard nos EUA. Os singles lançados também foram muito bem nos chartstornando-o bastante popular não só entre os fãs da banda.

Parte da assim chamada (pela própria banda) “Trilogia da Depressão”, junto ao anterior Pornography (1982) e ao posterior Bloodflowers (2000), o disco não tem músicas “pop alegres” como as presentes em The Head On The Door (1985) e Kiss Me, Kiss Me, Kiss Me (1987). Na época, o The Cure contava com a seguinte formação: Robert Smith (vocal, guitarra e teclados), Simon Gallup (baixo e teclados), Boris Williams (bateria), Porl Thompson (guitarras) e Roger O'Donnell (teclados), sendo que Lol Tolhurst, que aparece creditado no encarte como tocando "outros instrumentos", na verdade não gravou nada no álbum, tendo seu nome registrado devido a questões contratuais

Com poucas exceções, as músicas de Disintegration são lentas, tristes, melancólicas, com letras tratando sobre abandono, medos interiores, reminiscências de épocas mais alegres da vida de uma pessoa, ilusões e sofrimentos causados por relacionamentos. Mesmo com esta atmosfera sombria, é um disco fantástico, ao qual é impossível se ouvir casualmente, sem se entregar às emoções que ele sucinta.

The Cure: Roger O'Donell, Robert Smith,  Porl Thompson,
Simon Gallup e Boris Williams (1989).
Sempre achei o som original um pouco “abafado”, especialmente na versão em vinil. Esta nova edição resolve o “problema”, com um som límpido e claro. É sempre um prazer ouvir pérolas como “Lullaby”, “Lovesong”, “Pictures Of You” e “Closedown”, que se tornaram hits nas rádios ao redor do mundo. “Fascination Street”, “Prayers For Rain”, “Last Dance”, “Disintegration” e “Plainsong” estão entre as minhas favoritas de toda a carreira da banda, e as demais (“The Same Deep Water As You”, “Homesick” e “Untitled”), embora um pouco inferiores em qualidade, seriam “hits históricos” na discografia de muita banda grande por aí.

Esta versão remasterizada também foi lançada em um vinil duplo, disponibilizando assim “Last Dance” e “Homesick” nesse formato pela primeira vez, visto que no lançamento original elas só constavam da versão em CD, como faixas bônus.

The Entreat Plus, terceiro CD da versão Deluxe

O terceiro CD (é, pulei o segundo, eu sei) traz, como dito, o álbum Entreat acrescido de quatro faixas, formando o álbum de estúdio completo sendo tocado ao vivo. Gravado ao longo de três noites no Wembley Arena em Londres, no mês de Julho de 1989, o disco original foi lançado como um item promocional na França. Quando começou a ser pirateado, uma versão limitadíssima foi lançada apenas na Europa, e nunca relançada, tornando o original um verdadeiro item de colecionador (eu tenho o meu guardadinho em casa...). 

A nova versão coloca as faixas na ordem original do disco de estúdio, preenchendo as faltantes no Entreat original (“Plainsong”, “Lovesong”, “Lullaby” e “The Same Deep Water As You”) com quatro versões inéditas gravadas nas mesmas datas de 89.

Ainda que já se pudesse ouvir o disco em sua forma ao vivo no DVD Trilogy (junto da íntegra dos dois outros álbuns da citada “Trilogia”), esta versão é mais especial para nós, fãs, pois foi gravada pela mesma formação que fez o registro em estúdio, e em uma época onde as músicas ainda não eram “hits históricos” para as pessoas presentes nos shows. 

Claro que o que nós, “curemaníacos”, queríamos mesmo era um box com a íntegra dos três shows de Wembley, que estão entre os melhores da história da banda (e os bootlegs existentes estão aí para provar). Mas, como até um abaixo assinado virtual já foi feito e até agora nem gravadora nem banda se solidarizaram à ideia, ficar com o registro ao vivo integral de Desintegration tirado daqueles shows já é um belo consolo...

Os três CDs dessa edição Deluxe
O segundo CD traz vinte faixas “inéditas”, dentre versões gravadas na casa do líder Robert Smith (apenas pelo próprio), nas chamadas “RS Home Demos” (algumas já estavam disponíveis na internet, mas aqui aparecem com um tratamento digital que as tornou mais audíveis), demos e ensaios do período de gravações e rough mixes feitas antes da mixagem final, inclusive de algumas músicas que só foram lançadas como B-Sides. 

Três são as músicas totalmente inéditas: “Noheart” (na linha melancólica de outras faixas do disco), “Esten” (uma irmã mais nova de “Play For Today”, com um tecladinho roubado das sessões de Head On The Door) e “Delirious Night” (uma canção com um belo “clima” criado pelo vocal “viajante” de Smith e pelas “camas” de teclados, e quase estragado pela bateria “tribal” mixada alta demais...), além de “Pirate Ships”, cover de Judy Collins gravada originalmente para o álbum Rubayat (1990), mas não lançada no mesmo. Esta música havia sido disponibilizada para download por Smith no site oficial da banda, mas foi lançada oficialmente em CD apenas aqui

O líder do The Cure, Robert Smith

Para os fanáticos, este segundo CD é uma prazerosa audição, pois mostra que clássicos não nascem prontos, são rascunhados e desenvolvidos arduamente, até chegarem à sua forma final. Para os não-tão-fãs, acredito que a audição dos ensaios instrumentais e das gravações “oscilantes” das demos caseiras deva ser uma verdadeira tortura... Mas, como estes não irão se dar ao trabalho de ouvir o disco mesmo, tudo bem...

Na época do lançamento, Robert Smith ainda disponibilizou para streaming no site oficial do Cure outras 20 “raridades” do período, como outras “RS Home Demos”, versões instrumentais de ensaios e gravações ao vivo da tour feitas em localidades fora da Inglaterra, incluindo uma versão de “Faith” (a música, não o álbum) gravada em Roma em abril de 89, e mais duas faixas inéditas, “Tuned Out on RTV5” e “FunkNotFunk”. 

Foi disponibilizado também um disco com outras treze gravações ao vivo da turnê, desta vez abrangendo músicas de outros álbuns além de Disintegration. Apesar de, oficialmente, o download não ser permitido, vale a pena procurar e ouvir estas gravações, que servem como um complemento às lançadas na edição em CD.

A Deluxe Edition ainda tem, como as outras, um belo encarte com as letras e um texto com um panorama da época (além de contar histórias interessantes, como o fato do álbum quase ter sido totalmente instrumental, devido ao incêndio no estúdio que só não destruiu uma pasta com todas as letras manuscritas das canções graças a um “heróico” esforço de Bob Smith), além de diversas fotos interessantes.

Os demais álbuns do The Cure em versão Deluxe

Uma adição obrigatória à coleção de todo curemaníaco, que se juntará perfeitamente às outras sete edições da série, lembrando que, para este ano, está previsto o lançamento da edição Deluxe de Wishcomemorando os 20 anos deste outro clássico, lançado obviamente em 1992. É aguardar e conferir o que os arquivos de Robert ainda têm a nos oferecer.

Track list:

CD 1: Disintegration Remastered

1. Plainsong"
2. Pictures of You"
3. Closedown"
4. Lovesong"
5. Last Dance"
6. Lullaby"
7. Fascination Street"
8. Prayers for Rain"
9. The Same Deep Water as You"
10. Disintegration"
11. Homesick"
12. Untitled"

CD2: Rarities 1988–1989

1. Prayers for Rain – Robert Smith home demo (Instrumental) – 4/88
2. Pictures of You – Robert Smith home demo (Instrumental) – 4/88
3. Fascination Street – Robert Smith home demo (Instrumental) – 4/88
4. Homesick – Band rehearsal (Instrumental) – 6/88
5. Fear of Ghosts – Band rehearsal (Instrumental) – 6/88
6. Noheart – Band rehearsal (Instrumental) – 6/88
7. Esten – Band demo (Instrumental) – 9/88
8. Closedown – Band demo (Instrumental) – 9/88
9. Lovesong – Band demo (Instrumental) – 9/88
10. 2Late (alternate version) – Band demo (Instrumental) – 9/88
11. The Same Deep Water as You – Band demo (Instrumental) – 9/88
12. Disintegration – Band demo (Instrumental) – 9/88
13. Untitled (alternate version) – Studio rough (Instrumental) – 11/88
14. Babble (alternate version) – Studio rough (Instrumental) – 11/88
15. Plainsong – Studio rough (Guide vocal) – 11/88
16. Last Dance – Studio rough (Guide vocal) – 11/88
17. Lullaby – Studio rough (Guide vocal) – 11/88
18. Out of Mind – Studio rough (Guide vocal) – 11/88
19. Delirious Night – Rough mix (vocal) – 12/88
20. Pirate Ships (Robert Smith solo) – Rough mix (vocal) – 12/89

CD3: Entreat Plus: Live at Wembley 1989

1. Plainsong
2. Pictures of You
3. Closedown
4. Lovesong
5. Last Dance
6. Lullaby
7. Fascination Street
8. Prayers for Rain
9. The Same Deep Water as You
10. Disintegration
11. Homesick
12. Untitled

Somente online no site oficial: Alternative Rarities: 1988-1989

1. Closedown (RS Home Instrumental Demo 5/88)
2. Last Dance (RS Home Instrumental Demo 5/88)
3. Lullaby (RS Home Instrumental Demo 5/88)
4. Tuned Out on RTV5 (Instrumental Rehearsal 6/88)
5. Funknotfunk (Instrumental Rehearsal 6/88)
6. Babble (Instrumental Rehearsal 6/88)
7. Plainsong (Instrumental Demo 9/88)
8. Pictures of You (Instrumental Demo 9/88)
9. Fear of Ghosts (Instrumental Demo 9/88)
10. Fascination Street (Instrumental Demo 9/88)
11. Homesick (Instrumental Demo 9/88)
12. Delirious Night (Instrumental Demo 9/88)
13. Out of Mind (Studio Instrumental Jam 10/88)
14. 2 Late (Studio 'WIP' Mix 11/88)
15. Lovesong (Studio 'WIP' Mix 11/88)
16. Prayers for Rain (Studio 'WIP' Mix 11/88)
17. The Same Deep Water as You (Live Dallas Starplex 9/15/89)
18. Disintegration (Live Dallas Starplex 9/15/89)
19. Untitled (Live Dallas Starplex 9/15/89)
20. Faith (Live Rome Palaeur 6/4/89--Crowd Bootleg)

Nenhum comentário:

Postar um comentário