terça-feira, 6 de agosto de 2013

Tapete Persa - O Pesadelo é Sempre Maior na Minha Cabeça [2011]


Por Micael Machado

Surgida em 2004, a banda gaúcha Tapete Persa (formada por Gabriel Bertolo – voz, Rafael Linck e Sandro Silveira - guitarras,  Pedro Scherer – baixo e Matias Jardim – bateria) está lançando seu terceiro EP, e tem no currículo a participação no "Festival Ibero Americano Walmart Sounds U>Rock 2010", onde representou o Brasil vencendo mais de 500 bandas que concorriam com ela à vaga. O quarteto da cidade de Gravataí não pode, portanto, ser chamado de novato, mas só os conheci há pouco tempo, através deste O Pesadelo é Sempre Maior na Minha Cabeça, lançado em outubro de 2011.

Quatro músicas em pouco mais de dez minutos são o suficiente para o grupo mostrar o seu valor, com um rock and roll vigoroso de pegada quase hardcore, e letras de protesto em português. A produção de Sandro Silveira e a mixagem e masterização a cargo de Chuck Hipolitho (Vespas Mandarinas, ex-Forgotten Boys) deixaram todos os instrumentos altos e claros, sem soarem embolados como muitas vezes ouvimos em discos independentes, fazendo com que as composições caiam muito bem em nossos ouvidos.

O quinteto Tapete Persa

A música de abertura, "Pólvora", parece ser aquela na qual o grupo aposta as suas fichas para atingir ao alvo desejado. O áudio soa melhor produzido do que as outras faixas, o arranjo está melhor trabalhado, as partes de guitarra melhor construídas, o vocal recebe mais atenção do que no restante do EP (inclusive com alguns efeitos bem legais), e até um indignado discurso da deputada Cidinha Campos contra os políticos corruptos aparece no meio da canção, reforçando a letra de protesto da mesma. Porém, apesar de me lembrar o trabalho do Kleiderman (projeto que contava com Sérgio Britto e Branco Mello, dos Titãs, e que eu curto muito), e de ser muito bem tocada e arranjada, é a que menos me agradou no disco. Quando comparada às demais, me parece muito "planejada", e não sinto a "identidade" da banda nela, a não ser que as outras músicas é que sejam as "diferentes". 

Se for assim, que pena, pois "Babuíno" (que ganhou um clipe em forma de historinha quatro vezes maior que sua duração!) e "Aquele Cara" são, a meu ver, os grandes destaques do EP. A primeira, em pouco mais de um minuto, mostra tudo o que um bom hardcore tem de ter: um riff legal de guitarra, letra indignada, vocal berrado e backing vocals muito bem encaixados! A segunda (e seus parcos dois minutos e pouco) segue a mesma linha, chegando a me lembrar algo de Dead Kennedys em seu arranjo, e, embora um pouco inferior à anterior, tem tudo para agradar aos fãs do estilo, com a abertura destacando o baixo de Scherer e os vocais ainda mais gritados! Excelentes composições, as quais recomendo com entusiasmo!

"Outra Notícia", a faixa que fecha o álbum, segue a linha "rock and roll sujo" de grupos como Stooges e MC5 (ou dos citados Forgottten Boys), e também desperta interesse, embora não tenha me agradado tanto quanto as duas faixas que formam o "recheio" da bolachinha. Com seu interessante refrão e algumas partes de guitarra muito bem boladas, teria tudo para fazer sucesso nas "rádios rock" do país, caso estas não fossem movidas à jaba de gravadoras e amigos. 

Contracapa do EP

O disco pode ser baixado gratuitamente no site oficial do grupo, mas você ficará sem o encarte, que, embora seja relativamente simples, foi muito bem pensado, contendo quase todas as informações necessárias sobre o trabalho, além das curtas mas relevantes letras, as quais merecem ser ouvidas, assim como a música do Tapete Persa. Confira!

Track List:

1. Pólvora
2. Babuíno
3. Aquele Cara
4. Outra Notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário