domingo, 25 de agosto de 2013

Asia - Live In Sao Paulo 2007 [2010]


Por Micael Machado
(Fotos por Juliano Henrique Dantas, retiradas da resenha do show no site whiplash.net)

Sabe quando seu time contrata um monte de craques mas, quando eles entram em campo, por algum motivo a equipe não rende o esperado e os resultados são pífios? O Asia é mais ou menos assim. Afinal, a formação original do grupo é quase um dream team do rock progressivo setentista (o guitarrista Steve Howe veio do Yes; o baixista e vocalista John Wetton passou pelo King Crimson, o Family e o UK, só para citar alguns; o baterista Carl Palmer integrou o Emerson, Lake and Palmer; e o tecladista Geoff Downes era metade do Buggles, e também fez parte do Yes no maravilhoso disco Drama). Mas, quando se uniram para formar o conjunto, estes respeitáveis músicos optaram por uma linha musical voltada para o AOR, com leves (e poucos) toques de progressivo, visando o sucesso nas rádios FM, algo que conseguiram logo na estreia, em 1982.

Entre altos, baixos e mudanças de integrantes, o grupo comemorou vinte e cinco anos em 2007 com uma turnê mundial, reunindo os membros originais citados acima e passando pelo Brasil em março daquele ano, realizando um espetáculo no Rio de Janeiro no dia 21 e outro na cidade de São Paulo no dia 23. É o áudio do show desta última data que está presente no CD Live In Sao Paulo 2007 (sem o til mesmo), lançado em 2010 pela gravadora ST2 (apesar de, na capa frontal, constar o ano de 2008 como o da gravação, a data correta é 2007, como está na lombada - uma pequena falha de um encarte, no mais, bastante simples e conciso, que ainda comete a gafe de nomear "Only Time Will Tell" como "Only Time Can Tell").


John Wetton e Steve Howe ao vivo em São Paulo em 2007

Registrado poucos dias depois da apresentação que rendeu o CD e DVD Fantasia: Live in Tokyo, de 2007, este disco duplo de excelente qualidade sonora (na capa consta a inscrição "Official Bootleg", o que já é alguma coisa) tem tudo para agradar aos fãs do grupo. Afinal, além da rara "Ride Easy" (lado B do single "Heat of the Moment", de 1982, e também presente no EP Aurora, lançado em 1986 apenas no Japão) e de duas faixas do segundo álbum, Alpha, de 1983 ("The Smile Has Left Your Eyes" e "Don't Cry", ambas em versões acústicas), ao longo das quase duas horas do show temos a execução na íntegra do primeiro disco do conjunto, Asia, de 1982, até hoje o mais conceituado entre os seguidores do quarteto., e que rendeu ao menos dois hits indiscutíveis nas rádios de todo o mundo, as clássicas "Only Time Will Tell" (que chegou a ser trilha sonora das famosas propagandas do cigarro Hollywood durante a década de 1980 aqui no Brasil) e "Heat of the Moment", duas canções que demonstram claramente que a música pop não é, de forma alguma, sinônimo de música ruim. Ainda mais quando tocada por músicos tão talentosos quanto estes agora senhores.

Falar da capacidade musical de cada membro do grupo é desnecessário, pois todos são ases em seus instrumentos. Não tem como destacar apenas um deles durante a execução deste CD, pois os quatro estavam em ótima forma nesta noite, sendo que, como sempre, Carl Palmer demonstra boa parte de sua habilidade em um curto solo durante "The Heat Goes on" (não listado na capa), enquanto Geoff Downes também dá mostras do que sabe ao final de "Cutting It Fine", conduzindo sozinho boa parte da canção. John Wetton é o único membro da banda a não ter um momento solo, pois Steve Howe executa sozinho sua "The Clap", perfazendo um dos melhores trechos do CD, afinal, trata-se de um verdadeiro clássico de sua carreira.


Geoff Downes e Carl Palmer ao vivo em São Paulo em 2007

O problema do Asia é que sempre se espera mais dos músicos do quarteto, e, embora a qualidade das canções e os sempre bem-vindos cacoetes prog que aparecem aqui e ali, suas composições não são "aquela" maravilha que os quatro conseguiram fazer em suas bandas de origem. Prova disso é que, nesta excursão, escolheram registrar versões "a la Asia" para hits das formações anteriores dos integrantes do grupo. "The Court of the Crimson King", do King Crimson (que, curiosamente, não conta com Wetton nos vocais da versão original, mas sim com Greg Lake, depois membro do ELP e que também tocou com o Asia por um tempo) e "Video Killed The Radio Star", do Buggles, ficaram bastante aceitáveis, sem grandes arroubos instrumentais ou mudanças drásticas de arranjo. Já "Fanfare For The Common Man", de Aaron Copland (registrada com sucesso pelo Emerson, Lake and Palmer) dá destaque à guitarra de Howe, instrumento que, obviamente, não está presente na versão da ex-banda de Carl Palmer, e que adiciona ainda mais brilho a este hino, em duelos com os teclados de Downes que nos deixam sonhar em como seriam as músicas do ELP se Jimi Hendrix tivesse mesmo se juntado à banda antes de morrer, como conta a lenda. O único ponto negativo nestas regravações fica com "Roundabout", hino do Yes que recebeu um arranjo mais lento do que o original, e que não caiu bem na voz grave de Wetton, totalmente contrastante com a angelical voz aguda de Jon Anderson, vocalista da versão de estúdio (caso alguém não saiba!).


A banda no palco do Credicard Hall em 2007

Live In Sao Paulo 2007, apesar de possuir quase o mesmo track list de Fantasia: Live in Tokyo, será, acredito eu, bastante interessante para os fãs do conjunto, especialmente aqueles que estiveram presentes ao Credicard Hall naquela sexta feira de 2007. Devido às músicas escolhidas, serve também como uma bela porta de entrada ao universo musical do grupo para os que não o conhecem ainda. A estes, deixo apenas um aviso: não se empolguem muito, afinal, o apelido de "Azia" que o quarteto recebeu por aqui não é de todo infundado.

Only Time Will Tell...

Track List:

Disco I:

1. Time Again
2. Wildest Dreams
3. One Step Closer
4. Roundabout
5. Without You
6. Cutting It Fine / Bolero
7. The Clap
8. Fanfare For The Common Man
9. The Smile Has Left Your Eyes
10. Don´t Cry

Disco II:

1. Court Of The Crimson King
2. Here Comes The Feeling
3. Video Killed The Radio Star
4. The Heat Goes On
5. Only Time Will Tell
6. Sole Survivor
7. Ride Easy
8. Heat of The Moment

Nenhum comentário:

Postar um comentário