sexta-feira, 11 de julho de 2014

Misfits - Dea.d. Alive! [2013]


Por Micael Machado


Qual o sentido de lançar um disco ao vivo hoje em dia? Ainda mais em versão simples, com apenas quarenta minutos, e sem um encarte atraente? Talvez seja somente arrancar alguns trocados a mais dos fãs através de um produto que possui um baixo custo de produção, ou apenas registrar um momento especial de uma banda. No caso de Dea.d. Alive!, mais recente live album do grupo norte-americano Misfits, a coisa fica ainda mais confusa, pois não consta no track list nenhuma canção "clássica" do conjunto, ou seja, uma daquelas registradas na época em que Glenn Danzig era o vocalista do quarteto, ao lado do único remanescente atual, o baixista Jerry Only (agora também vocalista), seu irmão Doyle Wolfgang von Frankenstein e qualquer um dos muitos que empunharam as baquetas durante os anos em que os outros três dividiram os palcos, sendo que, convenhamos, estas são as músicas que os seguidores do horror punk dos "desajustados" mais têm preferência por ouvir (o curioso é que, ao que consta, esta ausência se deu por opção de Only e sua turma, e não por algum impedimento legal ou contratual).

Registrado nas duas últimas noites de outubro de 2011 no país natal do agora trio (que conta, além de Jerry, com o lendário guitarrista Dez Cadena, ex-membro do Black Flag, e com o baterista Eric "Chupacabra" Arce, ex-Murphy's Law, e à época recém integrado à trupe) - não por acaso, 31 de outubro é o dia das bruxas, só para lembrar - o álbum é, mais do que tudo, um testemunho de que o grupo conseguiu, mesmo que a duras penas, sobreviver à ausência de seu mais carismático membro (alçando Only ao seu lugar, tanto que é seu nome que é gritado pelos fãs no início do CD, e não o da banda), além de servir como um tributo ao mais recente disco de estúdio, Devil's Rain, de 2011. Sete das quatorze faixas de Dea.d. Alive! são deste registro, e as demais provém dos dois discos gravados com o excepcional Michale Graves nos vocais (American Psycho, de 1997, e Famous Monsters, de 1999), além da cover para "Science Fiction / Double Feature" (do musical "The Rocky Horror Picture Show"), que o grupo executa há anos em suas apresentações, mas ainda não havia recebido um registro adequado em um álbum do Misfits.

O Misfits ao vivo: Jerry Only, Eric "Chupacabra" Arce e Dez Cadena

As músicas de Devil's Rain acabam soando sem grandes variações em relação às versões de estúdio, até porque não são canções assim tão cheias de melodias e variações que permitam grandes arroubos de criatividade em seus arranjos. Faixas como "Land of the Dead", "Curse of the Mummy's Hand" ou "Death Ray" (esta com os vocais a cargo de Dez) causam uma boa diversão, mas estão ainda distantes de se tornarem clássicos obrigatórios do repertório dos americanos. Coisa que algumas das faixas registradas originalmente por Graves já conseguiram, como "American Psycho" (que infelizmente não aparece precedida pela intro "Abominable Dr. Phibes", e que aqui soa ainda mais veloz do que em estúdio) ou "Dig Up Her Bones" (minha faixa favorita da carreira do grupo, infelizmente registrada na versão acelerada e meio descaracterizada que Only e seus asseclas interpretam sobre os palcos já há alguns anos). "Helena" e "Shining" sempre agradam aos fãs, e a faixa de encerramento, "Saturday Night", apesar de totalmente diferente do restante do repertório (com seu jeitão de balada dos anos 1950), foi muito bem aceita pelo público que frequenta os shows do trio, o qual chega a pedir por ela nos concertos, e sempre se realiza quando a faixa é apresentada.

Only é um showman nato, como quem já pode conferir o Misfits ao vivo sabe muito bem, e vem evoluindo cada vez mais na função de cantor. Neste disco, seu vocal soa, caricatamente, mais alto que os demais instrumentos, assim como seu baixo, que chega a superar os riffs de Cadena em muitos momentos. Este, um excepcional guitarrista de punk rock, acaba meio que apagado no meio da "barulheira sônica" provocada pela velocidade das canções do conjunto, mas não deixa de ser interessante como ele mantém a pegada e o ritmo mesmo tocando quase sempre em "alta rotação". Chupacabra sempre foi alvo de muitas críticas dos fãs, até porque está no lugar de pelo menos outras duas lendas do punk mundial, Robo (outro ex-Black Flag) e Marky Ramone, ele mesmo, que fez fama e (talvez) fortuna ao lado dos Ramones. Mas, aqui, o novato baterista segura a barra (e o ritmo) sem direito a reclamações, embora não arrisque nada mais arrojado do que lhe é exigido pelas versões de estúdio (com exceção da citada "American Psycho", onde desce a mão sem dó nem piedade nas peles e pratos). O trio mostra-se entrosado, e, visto que ainda continuam juntos em 2014 (algo raro de acontecer desde que a banda "renasceu" em 1995), deixa a impressão de que ainda podemos esperar alguns anos de boas músicas vindos desta mesma fonte.

Contracapa de Dea.d. Alive!

Apesar de garantir bons momentos de diversão, e de fazer você se sentir como se atropelado por um locomotiva punk ao final de sua audição, Dea.d. Alive! não é um disco representativo de um verdadeiro show dos Misfits, que inclusive tocaram no Brasil recentemente (leia uma resenha do show de Porto Alegre publicada pelo site Rock Fan aqui). É um disco ruim? Não, até porque seria bem difícil um compilado de canções do grupo em versões ao vivo e cheias de adrenalina não soar atraente. Mas seria muito mais útil Only resolver seus problemas com Danzig e seu irmão e lançar um material que realmente esteja à altura de uma verdadeira apresentação do Misfits (e, de preferência, em DVD, visto que o grupo proíbe filmagens em seus shows, o que torna raro aos fãs das cidades por onde eles não passam acompanhar mais do que poucas canções mal registradas no youtube para terem ideia de como é uma apresentação do grupo). Dea.d. Alive! é um bom divertimento, mas, devido ao curto tempo e às faixas selecionadas, fica muito longe da "coisa real", esta sim, altamente recomendável!

Track list:

1. "The Devil's Rain"

2. "Vivid Red"

3. "Land of the Dead"

4. "Curse of the Mummy's Hand"

5. "Cold in Hell"

6. "Dark Shadows"

7. "Death Ray"

8. "Shining"

9. "American Psycho"

10. "Dig Up Her Bones"

11. "Scream!"

12. "Helena"

13. "Science Fiction/Double Feature"

14. "Saturday Night"

Nenhum comentário:

Postar um comentário