terça-feira, 15 de julho de 2014

Corrosion of Conformity - Deliverance [1994]


Por Micael Machado

Considerado um dos precursores do crossover entre o heavy metal e o punk, o conjunto norte-americano Corrosion Of Conformity (ou C.O.C. como é chamado por seus fãs) sofreu uma mudança em seu direcionamento musical quando da saída do baixista e (à época) vocalista Mike Dean em 1987. Com a chegada do vocalista Karl Agell, do baixista Phil Swisher e do jovem Pepper Keenan para a segunda guitarra, os membros fundadores Woody Weatherman (guitarra) e Reed Mullin (bateria) fizeram a sonoridade do grupo pender para o metal com toques de thrash em Blind (1991), único disco a contar com esta formação. Com as saídas de Agell e Swisher após a turnê, o trio remanescente decidiu chamar Dean de volta para assumir as quatro cordas, mas, desta vez, quem tomou conta do microfone foi Keenan, que já havia feito os vocais principais em uma das faixas de Blind ("Vote With a Bullet", que, aliás, foi a composição que teve melhor repercussão naquele lançamento). O guitarrista também assumiu o papel de principal compositor, e fez a música do C.O.C. se tornar mais arrastada e pesada, inspirada pelos lançamentos do Black Sabbath na década de 1970 e com ecos do southern rock característico das bandas do sul dos EUA, em um estilo que ficaria conhecido como stoner metal. O primeiro lançamento desta nova fase foi Deliverance, de 1994, que à época se tornou o álbum mais vendido da banda, e o primeiro a ingressar no Top 200 da Billboard, na posição 155.

Muito deste sucesso se deve, por certo, às duas faixas escolhidas como singles pela gravadora. A primeira delas, "Albatross", tem um riff que parece saído de um dos primeiros álbuns do Black Sabbath (como é normal nas composições de stoner), e é de longe a minha faixa preferida da carreira do C.O.C., graças a este citado riff, super cativante, e emoldurado por um andamento em mid tempo marcado por dois solos de guitarras interessantíssimos, o primeiro (mais curto) a cargo de Weatherman, e o segundo (mais ao final) saído da guitarra de Pepper, em um de seus melhores momentos como instrumentista no grupo. Esta música é uma das que mais evidenciam as influências de southern rock em seu arranjo, o que me faz associá-la à faixa "Stone the Crow", do Down, projeto paralelo de Keenan ao lado de Phil Anselmo, ex-vocalista do Pantera, e de músicos do Crowbar e do Eyehategod. Além disso, provavelmente seja a canção que me apresentou ao stoner metal (e ao stoner rock), lá por 1994 ou 1995, em muito graças à constante presença de seu vídeo no saudoso programa Fúria Metal da MTV. A outra faixa de maior destaque (que virou o segundo single) é "Clean My Wounds", que também tinha seu vídeo executado com frequência no mesmo programa, e segue uma linha diferente de "Albatross", sendo mais rápida e agitada, com outro riff memorável e um refrão que fica na cabeça logo após as primeiras audições, além de mais um solo marcante, dividido entre os guitarristas. Estas faixas apresentam dois lados de uma mesma banda, e são, sem dúvidas, os maiores destaques do track list de Deliverance.

Pepper Keenan, Mike Dean, Woody Weatherman e Reed Mullin: o C.O.C. em 1994

Mas, felizmente, o disco não se resume apenas a estas duas maravilhosas canções. Com outro riff marcante e um andamento "quebrado" (além de mais um refrão daqueles que "grudam" no cérebro), "Señor Limpio"  também pode ser apontada como destaque, ao lado de "Seven Days", outra que parece ter sido composta por Tony Iommi e companhia lá no princípio dos anos 1970 (especialmente quando dá uma acelerada mais perto ao final, contrariando o ritmo arrastado que manteve ao londo dos primeiros minutos de duração), de "My Grain", a mais rápida do álbum (apesar de dar uma desacelerada na ponte que leva ao refrão, sendo uma faixa que possui um jeito meio "comercial" que poderia muito bem cair no gosto das rádios dedicadas ao rock, e que, para me conquistar de vez, possui um longo solo de baixo feito por Dean, seguido por mais um marcante solo da dupla Keenan/Weatherman) e de "Broken Man", a qual, pesada e com um pouco de melancolia em seu arrastado arranjo, não soaria deslocada em um dos primeiros álbuns do Alice In Chains (temos de lembrar que o Grunge ainda era grande quando este álbum foi gravado).

Outra faixa que lembra o grupo de Seattle liderado pelo guitarrista Jerry Cantrell é "Pearls Before Swine", que encerra o track list com alguns toques "épicos" em seus quase sete minutos. Já a pesada "Shake Like You" é mais uma que remete ao Black Sabbath, embora não seja tão derivativa, apresentando ainda alguns efeitos nos vocais de Keenan que soam bastante interessantes. A abertura dos trabalhos ficou a cargo da agitada "Heaven's Not Overflowing" (que desacelera no refrão para inserir bastante peso), outra que possui um belo riff por parte de Pepper, sendo que a faixa título (uma das duas únicas que não contam com a participação de Keenan na composição), por sua vez, é mais suingada, tendo seus vocais a cargo de Dean, que alterna um tom mais grave (para os versos) com outro mais agudo (na ponte que leva ao refrão, onde ele conta com a ajuda dos backing vocals de Mullin e Pepper), sendo que o baixista ainda consegue bastante destaque para seu instrumento no arranjo, marcado pelo constante uso do pedal wah-wah por parte da guitarra de Weatherman.

Acústica e melancólica, "Shelter" conta com a presença do músico convidado Bruce Smith na pedal steel guitar, e casa muito bem com as também acústicas "Without Wings" (conduzida pelo violão e apresentando uns poucos efeitos de teclados, cujo autor não foi creditado no encarte) e de "Mano de Mono" (de características semelhantes à anterior, mas trazendo umas poucas linhas de guitarra mais para o final), duas das três vinhetas que completam o track list do disco (a outra é "#2121313", com um toque funéreo e tons melancólicos no início, que vira algo mais "épico" no finalzinho).

Contracapa de Deliverance

A música do Corrosion Of Conformity ainda seguiria esta linha sonora por mais três álbuns de estúdio e um ao vivo, mantendo inclusive a mesma formação (a não ser no disco de 2005, In the Arms of God, onde o baterista é Stanton Moore, do Galactic), mas o envolvimento cada vez maior de Keenan com o Down fez o grupo passar por um hiato entre 2006 e 2010, quando Weatherman, Dean e Mullin decidiram dar continuidade aos trabalhos do grupo mesmo sem seu principal compositor. Com o baixista reassumindo os vocais, o trio lançou um disco que leva o nome do grupo em 2012, e se prepara para um novo lançamento agora em 2014 (que pode até já estar nas lojas quando você estiver lendo estas linhas), mantendo viva a carreira desta que é uma das poucas bandas a poder se orgulhar de ser um dos precursores e expoentes em dois estilos musicais muito importantes para o rock, o crossover e o stoner. Que esta história não pare tão cedo!

"Is there no one to deliver you from your ignorance? Maybe you'll look and see there be no deliverance"

Track List

1. Heaven's Not Overflowing
2. Albatross
3. Clean My Wounds
4. Without Wings
5. Broken Man
6. Señor Limpio
7. Mano de Mono
8. Seven Days
9. #2121313
10. My Grain
11. Deliverance
12. Shake Like You
13. Shelter
14. Pearls Before Swine

Nenhum comentário:

Postar um comentário