terça-feira, 2 de abril de 2013

Wander Wildner - Rodando el Mundo [2013]


Por Micael Machado

O selo Assustado Discos, de Recife, está se especializando em lançar gravações raras e inéditas de artistas nacionais em vinis de 180 gramas com alta qualidade sonora. Demos dos pernambucanos do Devotos (na época em que ainda tinham o "do Ódio" em seu nome) e dos paulistas do Inocentes já saíram em disco pelo selo, cujo catálogo é agora ampliado por Rodando el Mundo, do punk-brega Wander Wildner, ídolo da galera roqueira do Rio Grande do Sul.

Reunindo velhas demos, gravações ao vivo e faixas não utilizadas nos álbuns lançados em carreira solo pelo ex-vocalista dos Replicantes (uma das mais importantes bandas da cena punk gaúcha), o lançamento traz à luz quase quarenta e cinco minutos de registros que, como diz a contracapa, estavam "guardadas num velho bau de prata, perdidas no tempo, em fitas mofadas, ruidosas, gastas, algumas até mal gravadas", e que, após a remasterização de Iuri Freiberger, acabam por compor um belo painel da história sonora do cantor.

Até por conta das condições em que foram guardadas (sem a intenção de serem lançadas), o nível de qualidade geral das faixas é bastante irregular. Se "Sangue Sujo" (clássico que dá nome a um dos primeiros projetos de Wander após sair dos Replicantes, registrada aqui em um estúdio de Porto Alegre em 1990) e "Falcatrua" (gravada em 2005 em um estúdio de São Paulo) não tem o registro mais "limpo" possível, "Boas Notícias" (retirada de demo gravada na Alemanha em 2010), as conhecidas "Wynona" e "Adeus as Ilusões" (ambas registradas em um estúdio porto alegrense em 2004) e "Ensaístico" (registrada em estúdio ao lado de Flu, ex-De Falla, no ano de 2001, também em Porto Alegre) apresentam uma boa qualidade sonora, e se deixam ouvir sem maiores problemas.

Wander Wildner, o punk-brega

Composições marcantes da carreira de Wander Wildner surgem em registros ao vivo, em faixas gravadas em diferentes apresentações, mas com qualidade por vezes superior àquelas registradas em estúdio. É o caso de "Maverikão" (de show solo em São Paulo em 2007), "Rodando El Mundo" (registrada na cidade de Gravataí, na região metropolitana de Porto Alegre, em 2010), "Sandina" (clássico dos Replicantes que é um dos maiores destaques do LP, tendo sido gravada em 2005 na cidade pernambucana de Garanhuns, ao lado da saudosa banda Paulo Francis Vai Pro Céu) e "Eu Tenho Uma Camiseta Escrita Eu Te Amo", outro destaque, desta vez registrada ao lado da Orquestra de Câmara da ULBRA em apresentação na capital gaúcha no ano de 2008.

A clássica "Bebendo Vinho" aparece aqui com a letra que a torcida do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense entoa no estádio nos jogos do clube (em gravação realizada em estúdio de Porto Alegre em 2004, sem a presença da torcida, diga-se de passagem) e outra faixa do show de Gravataí em 2010, "Um Bom Motivo", completa o track list deste interessantíssimo lançamento.

O antigo companheiro Jimi Joe (guitarras e violões) participa de cinco das doze faixas, por vezes sozinho ao lado de Wander, e, nas faixas de 2004, ao lado de Milton Sting (baixo) e Sérgio Bolada (bateria). Marcelo Moreira (guitarra), Amilson Silva (bateria) e Estevan Santos (baixo), membros do Sangue Sujo, estão na faixa que dá nome à banda, e Georgia Branco (baixo), Pitchu Harris (bateria) e Giancarlo Morelli (guitarra) acompanham Wander em "Falcatrua".

Contracapa do LP

Capa e contracapa contam com ilustrações muito legais, produzidas de forma especial pelo artista plástico pernambucano Paulo do Amparo, embora o vinil, infelizmente, não possua encarte. Mesmo assim, o selo está de parabéns por este lançamento, que tem edição limitada, mas que tem promessa de ser disponibilizado para download gratuito em breve. Não há previsão para lançamento em CD, portanto, corra atrás do seu "bolachão" o mais breve possível! Eu já garanti o meu!

Estoy rodando el mundo ... en mi carron maverikon...

Track List: 

Lado A:

1. “Boas Notícias”
2. “Rodando El Mundo”
3. “Eu Tenho uma Camisa Escrita Eu Te Amo”
4. “Sangue Sujo”
5. “Wynona”
6. “Falcatruas”

Lado B:

1. “Maverikão”
2. “Um Bom Motivo”
3. “Sandina”
4. “Adeus as Ilusões”
5. “Ensaístico”
6. “Bebendo Vinho”

Nenhum comentário:

Postar um comentário