domingo, 5 de julho de 2015

Republica - Point Of No Return [2013]


Por Micael Machado


Apesar de estar na ativa desde 1991 e ter lançado dois registros antes deste, a banda paulista Republica não tinha chamado a minha atenção antes de tocar no Rock In Rio de 2013, quando se apresentou ao lado do Dr. Sin no Palco Sunset, tendo "de lambuja" a participação especial do consagrado guitarrista Roy Z (Bruce Dickinson, Rob Halford) em seu set. A curiosidade me fez ir atrás de Point Of No Return, álbum lançado ainda naquele ano em uma bela edição digipack (e em vinil no ano seguinte), e que me surpreendeu positivamente.

Eu associava a sonoridade da banda a um hard rock mais pesado, e credito a isso o fato do poderoso riff stoner da faixa de abertura, "Time To Pay", ter me surpreendido tanto. Tendo o primeiro dos muitos excelentes solos de guitarra do álbum (a cargo do guitarrista Luiz Fernando Vieira), a música ainda traz o vocalista Leo Belling utilizando um tom diferente das demais músicas, mais próximo ao estilo de Phil Anselmo, o que, junto com a melodia, fez com que eu imediatamente associasse a faixa com o Down, grupo do qual o ex-cantor do Pantera faz parte. Esta sensação stoner ainda marca um pouco de presença na faixa seguinte, "Why?" (onde Leo já canta de uma forma diferente, chegando a lembrar o ex-vocalista do Iced Earth, Matthew Barlow, de uma forma que se encaixa muito bem com as músicas do grupo), mas o Republica, sabiamente, consegue alterar estilos nas demais faixas, evitando que a audição se torne monótona ou cansativa.


A bela edição digipack de Point Of No Return

Desta forma, "Life Goes On" (que, mesmo sendo a mais longa do disco, ganhou um vídeo clipe inspirado no livro "A Revolução dos Bichos" de George Orwell) é um pouco mais cadenciada e traz alguns toques orientais em sua melodia, além de algo de Metallica na guitarra com wah wah. Já "Dark Road" é bem veloz, chegando até a lembrar o Motörhead em sua parte inicial (além de apresentar um dos melhores refrões do álbum), enquanto "No Mercy" é uma "balada pesada" (como se dizia nos anos 80), e "Change My Way" tem um toque de hard rock setentista (além de outro belo refrão).

A apresentação ao lado de Roy Z gerou o convite para o guitarrista participar de "Goodbye Asshole", música mais lenta (sem chegar a ser uma balada), mas ainda pesada, e com interessantes trechos de slide nas seis cordas, além de muito wah wah no solo. A rápida "El Diablo" foi a segunda escolhida para receber um clipe, e as agitadas "Fuck Liars" e "The Land of the King" (com letra de temática satânia) completam o track list de um dos melhores registros do rock nacional nos últimos anos.


Republica: Jorge Marinhas, Marco Vieira, Leo Belling, Gabriel Triani e Luiz Fernando Vieira

A produção de Point Of No Return ficou a cargo de Luis Paulo Serafim (com a participação de Thiago Bianchi no trabalho com as vozes), e a masterização foi feita nos Estados Unidos, a cargo de Stephen Marcussen, reconhecido profissional que que já trabalhou com Rolling Stones, Kiss, Black Sabbath, Alice In Chains e Foo Fighters. Tudo isto fez com que a sonoridade do álbum ficasse excelente, ajudando a dar destaque ao trabalho do Republica (que, além de Belling e Vieira, ainda conta com Jorge Marinhas nas guitarras, Marco Vieira no baixo e Gabriel Triani na bateria), e fazendo com que o disco seja altamente recomendável para quem gosta de metal, independente do estilo. Confira!


A edição em vinil de Point Of No Return

 Track List:

1. Time To Pay
2. Why?
3. Life Goes On
4. Change My Way
5. Goodbye Asshole
6. The Land Of The King
7. No Mercy
8. Dark Road
9. Fuck Liars
10. El Diablo

Nenhum comentário:

Postar um comentário