domingo, 28 de julho de 2013

Save Our Souls - Find The Way [2010]


Por Micael Machado

Quando o Nightwish começou a se destacar no cenário internacional, no final da década de 1990, serviu como inspiração para muitas bandas ao redor do mundo. Uma delas, com certeza, foi a gaúcha Save Our Souls, formada em 2007 e tendo na formação a vocalista e tecladista Melissa Ironn, o guitarrista e eventual vocalista Marlon Rivers, o baixista Diesel e o baterista Andrêss Fontanella. Com um estilo auto-denominado como “Gothic Prog Metal”, o grupo lançou seu EP de estreia em 2010, onde, em pouco menos de vinte e dois minutos, apresenta um excelente registro aos fãs do estilo.

O disco abre com "All The Lost Souls", de melodia cadenciada, onde a banda demonstra ser uma discípula dos finlandeses (principalmente quando, perto do final, entra um trecho em que a bateria faz uma marcação quase marcial), com a voz de Melissa sendo claramente influenciada por Tarja Turunen, embora sem o mesmo alcance da ex-cantora do Nightwish, pelo menos no demonstrado nas músicas deste EP. A composição conta com alguns backing vocals do guitarrista Marlon, os quais, ao fugirem do gutural (usual em vocais masculinos neste estilo), fazem um contraponto interessante às linhas cantadas por Melissa. O baixo tem destaque na introdução, e os teclados e a guitarra contribuem para tornar esta faixa um dos destaques do disco.

Diesel, Andrêss Fontanella, Marlon Rivers e Melissa Ironn

A faixa título vem em seguida, dando destaque ao piano e diminuindo o peso, soando bem ao estilo das baladas do Nightwish (para quem aliás, o Save Our Souls serviu de banda de abertura no show de Porto Alegre em dezembro de 2012). Novamente a voz de Melissa é o destaque, e a música ganha velocidade no final, tornando-se bastante interessante também, embora não supere a anterior.

"Inside" dá sequência ao EP, tendo um começo bem gótico, com destaque para o piano e os teclados. A música ganha um pouco de peso com a entradas das guitarras, mas continua tristonha e bastante melancólica. Perto dos quatro minutos, entra um tema de piano que me lembra bastante o famoso tema de abertura do antigo seriado Arquivo X, o que é bem interessante. A faixa também conta com a presença dos vocais de Marlon (aqui lembrando os de Marco Hietala, vocês sabem de qual banda), em um trecho onde até um som parecido com o de um acordeão é ouvido. Após isso, acontece uma mudança no andamento, com uma parte mais rápida, voltando ao ritmo inicial mais perto do final, em outra faixa bastante agradável.

Save Our Souls ao vivo

A surpreendente "Sweet Words" encerra o EP, sendo um inesperado blues, com destaque para o baixo e o piano. A voz de Melissa soa aqui mais natural, não apresentando o estilo lírico das anteriores, e mostrando que ela não precisa se esforçar muito para ser uma grande cantora. Ao final, o volume da música baixa e o som passa a soar como o de um vinil, encerrando a faixa e o disco (que, infelizmente, tem arte gráfica apenas na capa, sem fotos do grupo, encarte ou contracapa) de forma bastante diferente do usual.

Se você curte o gothic metal com vocais femininos líricos, esta banda é ideal para você. O grupo se encontra em estúdio (já com o novo baixista Jackson Harvelle) registrando seu primeiro full lenghto qual, se mantiver a qualidade desta estreia, tem tudo para transformar o Save Our Souls em uma das melhores formações do estilo em nosso país. Resta-nos aguardar e conferir, pois talento para isso os músicos possuem.

Track List:

1. All The Lost Souls
2. Find The Way
3. Inside
4. Sweet Words

Nenhum comentário:

Postar um comentário