terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Kleiderman - Con El Mundo A Mis Pies [1994]


Por Micael Machado

No ano de 1993, os Titãs lançaram Titanomaquia, o disco mais pesado de sua carreira até então. Depois da turnê de promoção ao mesmo, o grupo resolveu "sair de férias", o que abriu espaço para que seus integrantes se dedicassem a atividades paralelas ao grupo, como carreiras solo, escritas de livros ou estudos no exterior. Branco Mello (vocais) e Sérgio Britto (vocais e teclados) uniram forças e montaram um projeto que seguiria mais ou menos a mesma sonoridade que sua banda principal havia adotado naquele citado disco, efetivando assim uma ideia que já havia surgido um tempo antes, mas ainda não havia tido possibilidade de ser colocada em prática. Com Branco no baixo e voz, Sérgio nas guitarras e voz, e a adição da baterista Roberta Parisi (ex-integrante do Volkana), surgiu o Richard Clayderman, nome escolhido de "zoação" em homenagem ao famoso pianista. O trio assinou com o selo Banguela Records (que, vale a pena lembrar, era de propriedade dos próprios Titãs), mudou o nome para Kleiderman para evitar problemas legais (mas manteve o "Richard" na capa do disco, "escondido" debaixo de um band-aid)e lançou em 1994 Con El Mundo A Mis Pies, uma "pérola esquecida" do rock nacional, e um dos melhores lançamentos do estilo na última década do século passado!

A sonoridade do trabalho, como eu já disse, segue mais ou menos a linha adotada pelo então septeto paulista em seu registro do ano anterior. Mas é ainda mais suja, pesada e distorcida que a de Titanomaquia. Algumas faixas tem um pé no punk rock (como "Nem Mãe, Nem Puta", que chegou a ter algum destaque na época, inclusive tendo um clipe divulgado na MTV de então - e que, por algum motivo, não consegui encontrar para disponibilizar como link nesta matéria -, "Let Me Be Your Nightmare", que chega a lembrar o Green Day de Dookie, ou "Roberta", usada para "descrever" as características da baterista do trio: "19 anos, 1 metro e 60, 48 quilos e olhos cor de mel"), outras no dito rock "alternativo" inglês (como "Plastic" ou "Dracula's Tea Bag", que também possui algo de Alice In Chains no refrão), mas a maioria das composições se baseia mesmo em um hard rock pesado, distorcido e quase sempre rápido, como o presente em "O Amor É Uma Coisa Feia" (que abre os trabalhos da bolachinha), "Eu vou ficar dopado" ou "Nojo".

O trio Kleiderman: Branco Mello, Roberta Parisi e Sérgio Britto

Com o disco durando pouco mais de trinta e cinco minutos no total, as músicas de Con El Mundo A Mis Pies são curtas e diretas (apenas uma passa dos três minutos de duração), e, assim como os vocais são divididos entre Branco e Sérgio (por vezes até na mesma composição), também as letras são ora em português, ora em inglês. A temática é variada, indo da quase escatologia de "Lick My Dirt" aos pretensos termos médicos de "Testosterona" (duas canções mais lentas e arrastadas, mas com o peso sempre presente). Dentre as letras que mais me chamam a atenção, estão as de "All Rock Bands" (que declara que "todas as bandas de rock deveriam se separar agora", em uma composição que serve de critica ao rock da época, mas que soa extremamente atual no mundo de hoje) e "Get Me Higher" (que cita vários artistas já falecidos, para então sentenciar: "merda vende, morte vende mais").

Algumas faixas lembram o trabalho da banda principal de Mello e Britto, como "Se Eu Sei Que Me Faz Mal" (que me remete a "Agonizando", do Titanomaquia), "Êxtase" ou a já citada "Nem Mãe, Nem Puta". Mas nenhuma delas é tão "Titãs" quanto "Não Quero Mudar", o grande hit do disco, com clipe em alta rotação na MTV, exposição nas "rádios rock" da época e tudo o mais. Certamente a faixa mais acessível do registro, poderia facilmente ter sido lançada como uma música do septeto paulista e ninguém notaria a diferença. Acessíveis também são duas de minhas faixas favoritas em Con El Mundo A Mis Pies"O Colecionador", um surpreendente tema instrumental com algo de surf rock em seu arranjo, e a própria faixa título, um oásis de calmaria no meio da porradaria sonora que é o disco. Trazendo a melhor intro do álbum (com Britto arrasando na guitarra), ela se transforma em uma "quase balada" regada à doce e suave voz de Roberta, que aqui canta (em espanhol) uma letra que chega perto de ser classificada como "romântica", e que apresenta aquele que talvez seja o melhor refrão de um disco com vários refrões memoráveis!

Contracapa de Con El Mundo A Mis Pies

O trio fez alguns shows pelo país, participou de especiais da MTV em 1995 (como o Carnaval É Legal, onde interpretaram "Está Chegando a Hora", e o Romance MTV, onde fizeram uma cover de "Darlin'", dos Beach Boys) e parou por aí mesmo, com Branco e Sérgio voltando a se dedicar ao seu grupo principal com o lançamento de Domingo naquele mesmo ano. Muitos, como eu, ainda esperam por um novo trabalho da banda, o qual parecia quase impossível um tempo atrás. Mas, com a volta dos Titãs ao "rock pesado" em Nheengatu, do ano passado, quem sabe Mello e Britto não se animam a reviver o Kleiderman, e nos brindar novamente com pérolas do peso musical nacional. Torçamos por isso!

"Acuerdade de mi, siempre así: con el mundo a mis pies"

Track List:

01. O Amor É Uma Coisa Feia
02. Let Me Be Your Nightmare
03. Nem Mãe, Nem Puta
04. All Rock Bands
05. Dracula's Tea Bag
06. Con El Mundo A Mis Pies
07. Eu Vou Ficar Dopado
08. O Colecionador
09. Testosterona
10. Roberta
11. Plastic
12. Não Quero Mudar
13. Lick My Dirt
14. Se Eu Sei Que Me Faz Mal
15. Êxtase
16. Nojo
17. Get Me Higher